quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Benefícios da caminhada

O blog NeF preparou para você uma dica de saúde, os benefícios da caminhada. Para obter bons resultados com este exercício físico, a principal dica é usar tênis confortável e caminhar em local plano, sem buracos e com boa ventilação.

Vamos aos benefícios:

CORAÇÃO
Provoca a oxigenação cerebral e, se realizada constantemente é capaz de liberar endorfinas — os hormônios que tranqüilizam e dão a sensação de bem-estar.

SAÚDE E VITALIDADE
A caminhada regular,, traz uma série de benefícios como: diminuição da pressão arterial, aumento da resistência aeróbica, aumento da flexibilidade, melhora a capacidade respiratória, aumento da massa óssea, diminue risco de derrame cerebral etc.

CONTROLE DO COLESTEROL
A caminhada é uma atividade que emagrece, proporciona condicionamento cardiovascular e fortalece membros inferiores, além de reduzir as taxas de colesterol ruim (LDL e o VLDL) e aumentar o colesterol bom (HDL)

CONQUISTE MAIS AMIGOS
A caminhada é um excelente exercício para atingir um condicionamento físico saudável. Na caminhada, os riscos de lesões ortopédicas e cardiovasculares são mínimos em comparação a outras atividades.

EXCELENTE PARA OS DIABÉTICOS
A caminhada é a atividade física mais indicada para o diabético, que deve praticá-la de três a quatro vezes por semana por, pelo menos, meia hora. Já foi demonstrado em muitos estudos que a realização de exercícios reduz os níveis de glicose e melhora a ação da insulina. Essas ações reduzem a necessidade de medicamentos orais e a dose de insulina a ser aplicada. O exercício queima calorias, o que ajuda no controle de peso e melhora o humor, contribuindo para o enfrentamento dos problemas oriundos da doença.

COMBATE A DEPRESSÃO
A caminhada ajuda no tratamento de distúrbios psicológicos. Caminhar por 30 minutos, três vezes por semana, pode ser tão eficiente no tratamento de depressão aguda quanto a utilização de medicamentos.

AUXILIA NA PREVENÇÃO À OSTEOPOROSE
Mulheres no período pós-menopausa devem consultar o médico para verificar a necessidade de tomar estrógenos e progesterona (ou somente estrógenos para mulheres sem o útero). Esses medicamentos podem parar rapidamente a perda de osso, aliviar alguns dos sintomas associados à menopausa, beneficiar o coração por aumentar o “bom colesterol” (HDL) e diminuir o “mau colesterol” (LDL). Os estrógenos podem aumentar ligeiramente a probabilidade do câncer de mama e útero.

FORTALECE OSSOS E MÚSCULOS
Assim como os músculos, os ossos se tornam mais fortes com as atividades físicas. Os melhores exercícios para os ossos são os exercícios de sustentação do peso, que forçam a pessoa a trabalhar contra a gravidade. Esses exercícios incluem a caminhada, corrida, subir degraus, musculação e dança.

CAMINHAR AJUDA A EMAGRECER
O excesso de peso pode aumentar o risco para doenças cardiovasculares na medida em que aumenta suas chances de desenvolver hipertensão (pressão elevada), níveis elevados do “mau colesterol” e diabetes. A caminhada pode ajudar — e muito — a alcançar o peso ideal para manter a saúde.

0 comentários:

Free Website Hosting